Vida Moderna VII: o “Desconfiômetro”


Acho que o “Desconfiômetro” de algumas pessoas está com defeito. Talvez um grande lote desses mecanismos. Quem já não passou por uma situação constrangedora, onde tomaram sua liberdade sem você a oferecer? Algumas pessoas confundem liberdade com “libertinagem”, e por isso, esclareço:
“Libertinagem é o uso da liberdade sem o bom senso”.
Em falar em bom senso... Ah, o bom senso! Deveria vir gravado no DNA humano. E o respeito à si próprio e ao próximo então? Deveria ser ensinado antes mesmo do “B-a bá".
Respeitar a condição, a personalidade, os gostos e o limite das pessoas. Como me refiro, por exemplo, aquelas “brincadeiras” bastante sem graça, usando a deficiência, o medo ou a condição menos favorável de alguém.
Em alguns dos casos, o alvo da brincadeira leva como tal ou sutilmente disfarça seu descontentamento. Mas em outros, podemos ofender e magoar.
A libertinagem passa despercebida para quem a aplica... Bem, até que seja usada contra essa pessoa, claro.
Essa tal “liberdade sem o bom senso” também pode aparecer desde infrações de trânsito, passando pelo ato de jogar lixo fora de local destinado, até as atitudes que alguns tomam com pessoas que estão na condição de “comprometidas”. É uma palavra ou um gesto que vem a ferir muitas vezes, a dignidade.
Vamos mandar o “Desconfiômetro” para a assistência técnica do bom senso. Praticar o “pensar antes de falar e agir”. Você pode estar exercendo seu direito de liberdade de expressão, mas causando desconforto nos outros?
Os que fazem por mal, a vida se encarrega. Os que alegam desatenção, é conveniente reparar melhor.
Aqueles que sofrem a provocação, podem não responder à altura por educação, por receio de represálias e para não demonstrar fraqueza. Mas isso não quer dizer que não se incomodem.
Brincadeiras sadias são sempre bem vindas. São aquelas que despertam a alegria em ambas as partes.
E também, observe se você não está oferecendo liberdade demais a quem não sabe usar.

São Paulo, 22 de agosto de 2012 - Por Demy Marcos

Comentários