Quem tem medo do pós-venda, do pós-venda, do pós-venda? rs*

Artigo dedicado ao Prof. Sidney Proetti.

Sou extremamente apaixonada pelo pós-venda. Ah, o pós-venda!

Será que o pós-venda causa "medo" nas empresas por seu tamanho poder?
Sim, porque muitas (eu disse muitas) empresas não têm um sistema de pós-venda bem coordenado e outras nem mesmo sabem o que significa.
Empresas...entendam, gravem e divulguem que o pós-venda é um bem necessário. Uma benção eu diria!
Evita o marketing negativo contaminador de clientes e de brinde, identifica onde vocês estão errando.
Dediquem tempo ao pós-venda, motivem seus colaboradores a ouvir o que o cliente tem para dizer. Por favor, sem frases feitas e manjadas, comportamentos automatizados e mecânicos. O cliente quer lhe falar! Ouça e atenda!
Alimente bem o seu marketing de relacionamento. Mas vale um cliente contente, do que dois descrentes.
O pós-venda eficiente evita o consumo de analgésicos para gestores e diretores, coleções de processos no "pequenas causas". Feedback pessoal, lembram? Retroalimentação; informação.
Vocês não imaginam (porque também é imensurável) o que um cliente descontente e obcecado pode fazer! Ele causará um estrago ao falar mal de sua empresa para sei lá quantas pessoas. Quantas compras ele poderá impedir? Pensem nisso!
É muito mais barato certamente, investir na implantação de um sistema de pós-venda, do que apagar os focos de incêndio depois.

Demy Marcos
Gestora de Marketing

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