Raízes Portuguesas: Marcos & Afonso
Origem da Família Paterna
Meus avós paternos - Eduardo Augusto Marcos e Ana Afonso Marcos - já falecidos, eram da região de Brunhosinhos (Conselho de Mogadouro/Distrito de Bragança) no Norte de Portugal.
Pesquisando, não encontrei "Marcos" mas sim "Marques" (que vem de filho do Sr. Marcos).
As diversas famílias que possuem Marques constituindo seu nome, são originárias do tronco Marquez espanhol, que passando descendentes para Portugal, transformou-se em uma das Coroas Ibéricas (Portugal e Espanha); em 1580 passou a ter também representantes portugueses.
Recebeu do Imperador do Sacro-Império Romano Germânico (atuais Alemanha, Rep. Tcheca, Aústria, Bélgica e Países Baixos) da Espanha e Portugal, Carlos V, as armas dos Marques por carta datada 24 de abril de 1545 à Dom Antonio Marques de Oliveira. Cada parte no brasão tem o seu significado específico.
O castelo com as portas abertas (em preto) significa um feito de defesa de algum castelo no norte de Portugal ou no Norte da África (luta contra os muçulmanos no século VIII). As duas chaves significam a reiteração e a guarda desse castelo. O castelo também pode significar aliança (casamentos) com a casa real de Castela, na atual Espanha.
A cor do fundo, significando que o possuidor do brasão possuia grande virtude e relevância.
No brasão da Família Marques diz o seguinte: "descendentes da fidalguia espanhola de onde vieram com o sobreno me de "Marquez".
O ramo português teve início pelo ilustre e fidalgo senhor Dom Antonio Marques de Oliveira, Alcaide Mor de Coimbra, 1º Conde de Vilhadolide, Cônsul Geral em Antuérpia.
Seus decendentes diretos ocuparam importantes cargos junto à Realeza.O Brasão de Armas foi concedido em 1.582.
A Familia Marques nasceu no século XVI em Portugal e foram grandes lutadores que ficam com os castelos após batalhas e eram responsáveis pela povoação daquele local para o reino se expandir; eram perfeitos com arco e flecha, principalmente a longa distância. Diz-se que o Robin Hood (o verdadeiro e não a ficção) era um Marques que tinha ido morar na França.
O brasão de família "Marcos" consta em 3 países: Inglaterra (1 brasão), Espanha (7 brasões) e Portugal (1 brasão), que devem ter origens distintas. No caso de Portugal, consta no "Armorial Lusitano" (que é o conjunto de brasões oficiais da nação portuguesa).
Brazão da Família Afonso
Partido: primeiro de ouro, carregado com águia de duas cabeças (bicéfala) estendida (de asas abertas) de negro; cortado de verde, com uma torre de prata; o segundo de prata com um leão de vermelho. Família com origem em patronímico (nome prório).
Demy, muito interessante esta pesquisa. Seu primo Alexandre
ResponderExcluirAlllêeee, não acredito! Mas que surpresa maravilhosa!!! Mande seus contatos para mim por favor: agromkt@hotmail.com
Excluirtbm sou Marcelo Afonso,sou de Recife e gostaria de saber se faço parte de que família Afonso, sei muito pouco.
ResponderExcluircontato; maffonso2011@live.com
Oi Demy meu nome é Fábio Marcos e moro no Rio Grande do Sul e estou pesquisando sobre minha árvore genealógica pois minha família não possui muitas informações da vinda de algum europeu para o RS. Se quiseres entrar em contato meu face é https://www.facebook.com/profile.php?id=100001382364987
ResponderExcluirBeijo